terça-feira, 12 de abril de 2011

Os Caminhos de Santiago (para iniciantes e iniciados)


Os Caminhos de Santiago são os percursos percorridos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o Século IX. Estes são chamados de Peregrinos, do latim "Per Aegros", "aquele que atravessa os campos". Têm como seu símbolo uma concha, normalmente uma vieira designada localmente por "venera", costume que já vinha do tempo em que os povos ancestrais peregrinavam a Finisterra.
Os caminhos espalham-se por toda a Europa e vão entroncar aos caminhos espanhóis. Com excepção das várias vias do Caminho Português e da Via da Prata que igualmente cortava Portugal a nordeste, que têm origem a sul, e do Caminho Inglês que vinha do norte, a maior parte ligam-se ao caminhofrancês por virem a pé ou a cavalo de leste.
A Basílica de Santiago de Compostela é o ponto final dos Caminhos de Santiago
Marco para auxiliar os peregrinos.
Ilustração do "Codex Calixtinus", cujo Livro V é um roteiro do Caminho para o peregrino.
O Caminho de Santiago entrou na história há doze séculos, quando foram encontrados os restos mortais do apóstoloSão Tiago, ou Santiago, na que hoje é a cidade de Santiago de Compostela.
Esta rota une diversas zonas da Europa a Compostela e vem sendo seguida por milhões de pessoas das mais variadas procedências. O itinerário mais famoso é o chamado Caminho Francês, que absorve a maioria dos caminhos vindos do continente europeu e se dirige a Santiago atravessando o nordeste de Espanha. Existem outros percursos não menos importantes vindos de Portugal, do sul de Espanha que atravessava a cidade portuguesa de Chaves, e do oeste e norte da Europa por via marítima.
O Caminho de Santiago atingiu o máximo esplendor nos séculos XI e XII, e depois após a contra-reforma no início do século XVII por Portugal. Nas últimas décadas voltou a ganhar protagonismo, sendo convertido num itinerário espiritual e cultural de primeira ordem. Foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu (1987) e Património da Humanidade na Espanha (1993) e França (1998).De modo geral os caminhos hoje encontram-se sinalizados por setas de cor amarela, no chão, muros, pedras, postes, árvores, estradas, marcos de granito ou concreto, e outros. Como regra, passam sempre em frente à igreja mais importante da cidade.[editar]

Caminhos existentes

Entre as várias rotas, delineadas desde a Idade Média, destacam-se:
A este liga-se o Caminho Aragonês ("Tramo Aragonés") com saída em Somport, com cerca de 980 quilómetros.
  • Caminho da Prata ("Via de la Plata") - com saída em Sevilha (Espanha), passando por Chaves e Ourense, é o mais longo e segue uma antiga estrada romana a que os árabes chamaram algo que foneticamente soava a 'plata' e assim ficou o nome
  • Caminho Primitivo - com saída em Oviedo.
  • Caminho do Norte - sai de Ribadeo e segue por cerca de 220 quilómetros.
  • Caminho Português, com várias alternativas.
A maior parte dos caminhos portugueses entroncam em Valença do Minho, onde se fazia (faz) a travessia da fronteira para Tui e daí estende-se por cerca de 130 quilómetros. Do lado português, os percursos mais frequentados são a partir de Fátima, do Porto, de Barcelosou de Braga. Nos últimos anos, tem ganho relevo o percurso Porto-Rates-Barcelos-Ponte do Lima-Valença como principal caminho português.
  • Caminho da Ria de Arousa, de Padron.
  • Caminho Inglês - parte de Ferrol ou da Corunha, estendendo-se por aproximadamente 120 quilómetros.
Surgiu a partir dos peregrinos das ilhas britânicas que, devido à Guerra dos Cem Anos, não podiam atravessar a França com segurança e assim viajavam de barco até à Galiza e daí a pé até Compostela
  • Caminho de Finisterra - um prolongamento, especialmente para os peregrinos que vinham de longe terem a ideia que tinham chegado ao 'fim da terra' (finis terrae).
Apenas os Caminhos InglêsFrancês e Português chegam a Santiago de Compostela. Os outros vão-se juntando a estes três durante o percurso. O Caminho de Finisterra une Santiago de Compostela e o Cabo Finisterra. (Wikipédia)

Essa foi uma pequena introdução do que é o " Caminho de Santiago " , para ajudar aos que porventura não tinham informações sobre esse fascinante roteiro.
 Como eu já havia dito em post anteriores, faremos esse trajeto de bicicleta, unindo algumas paixões que temos, como o prazer de viajar, conhecer lugares e pessoas.
 Esse simbolo estilizado representa a Concha ou Vieira, e está presente todo o tempo, indicando o " Caminho ".....


Um pequeno esboço do " Caminho  Francês " , que iremos percorrer. Sejam nossos caronas virtuais!

Um comentário: